Escute o que a Terminal 39 de Santos tem a dizer
Transcrição:
Meu nome é André Negrini Gil, trabalho no Terminal 39 de Santos, uma empresa de exportação de grãos. Estou há 18 anos na empresa e sou responsável pela área administrativa, atuando como supervisor administrativo. Grãos, como commodity, não param — e a cada ano o volume de movimentações aumenta. Hoje, representamos 25% da exportação de farelo de soja para o mundo.
A busca por padronização e governança
Há alguns anos, nosso time de suprimentos, junto com a área de manutenção — que é nosso maior cliente interno — vem buscando padronização para garantir compras mais assertivas e evitar retrabalho. Nesse processo, procuramos no mercado empresas que realizassem trabalho de saneamento e governança de dados.
A parceria com a CH | Astrein
Há dois anos, conseguimos estabelecer essa parceria com a CH | Astrein. Depois da implantação, as mudanças foram muito rápidas. Tornou-se nítida a facilidade que nosso time de cadastro passou a ter com o time da CH, especialmente para tirar dúvidas e implantar novos PDs com mais assertividade nas compras e redução de custos.
A mudança de cultura e os resultados alcançados
Em qualquer empresa, mudar a cultura é difícil — o topo da pirâmide tende a ser mais resistente. Mas quando conseguimos mostrar, com dados e clareza, o quanto o processo facilita a operação e quanto reduz para a empresa em compras assertivas, a mudança acontece.Depois da parceria, a redução de custos foi evidente. A facilidade na implantação de novos materiais também aumentou significativamente. A empresa está de parabéns. Nota 10.
Base de dados, expansão e ganho de produtividade
Estamos passando por um projeto de expansão, com investimento superior a R$ 1 bilhão e construção de um novo berço de atracação no terminal. Hoje, nossa base de dados possui quase 15.000 itens, e trabalhamos com um estoque de aproximadamente 2.000 itens. Com a parceria com a CH | Astrein, conseguimos fazer o saneamento dessa base em menos de um ano. A comunicação e o alinhamento entre nosso time de cadastro e o time da CH foram fantásticos.
Preparação para o futuro do terminal
Pensando no projeto, novos equipamentos, itens e ativos serão incorporados. Isso vai facilitar muito na hora de desmembrar os kits do projeto, garantindo peças estratégicas no almoxarifado, reposição de estoque com mais agilidade e evitando paradas de planta. Com isso, vamos ganhar muito em produtividade.



